sábado, 19 de março de 2011

Macarrão Dona Carmen


Este prato é a cara da AOGMA (Associação O Gato Mamou Na Aranha... longa estória). Grupo formado na FDR (Faculdade de Direito do Recife), onde estudei entre 1993 e 1997 e de onde saíram meus melhores amigos até hoje. Nosso QG (quartel general - estou cheia de siglas hoje, não?) sempre foi a casa de d. Carmen e s. Élio, pais de Aninha (ou Kérolaine). Ia e voltava a gente estava lá: Aninha, eu, Breno e Cesar. E quando a gente chegava de surpresa, não faltavam as boas vindas e recepção gastronômica, fosse pelos petiscos preparados com capricho por Ana Maria (tia de Aninha), que nos servia sempre pãezinhos, torradinhas, patês, salsichas, salaminhos, castanhas, etc., fosse pelos pratos rápidos preparados por d. Carmen, especialmente sanduíches e este macarrão. Seguramente me demoro mais falando da estória do macarrão do que vocês levarão preparando. Como sempre, fiz algumas alterações na receita original, mas colocarei aqui como me foi ensinado e, logo abaixo, o que acrescentei.

Ingredientes:

Macarrão (espaguete ou lingüini são meus preferidos)
Creme de leite
Presunto cortado em tirinhas
Salsinha

Cozinha o macarrão em água fervente com um fio de óleo e uma pitada de sal. Quando você conseguir partir o macarrão com um garfo, ele estará pronto. Escorra o macarrão e o devolva à própria panela do cozimento. Aí dentro mistura o creme de leite e o presunto. Ao servir no prato, adiciona salsinha picadinha por cima. Também se pode polvilhar queijo parmesão ralado.

Já tirei e coloquei vários ingredientes e uma versão que gosto muito é a que substitui o verdinho da salsinha por ervilhas cozidas. Também já houve vez de colocar brócolis, quando me faltam as ervilhas. Substituir o presunto por salsicha não é lá essas coisas. Ao lado do creme de  leite também fica bom colocar uma colher de sopa de requeijão. As combinações são infinitas, mas a base é sempre uma delícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários serão respondidos o mais rapidamente possível. Obrigada pela visita!