domingo, 26 de setembro de 2010

Bolo de Festas Tan


Este bolo em sua receita original (de minha querida tia Tânia), tem montes de mandingas que serviram de escusa para minha mãe nunca fazê-lo. Um belo dia, com saudades de sentir o gostinho e contando que ia demorar muito se eu pedisse a minha tia que fizesse e o enviasse para mim, já que ela vive em Campo Grande-MS. a  quase 3.300Km. de Recife, resolvi eu mesma fazê-lo. Deu super certo, mesmo sem seguir todas as exigências térmicas e climáticas que havia anotado em meu caderno de receitas. De qualquer forma, escrevo aqui a maneira que anotei, ok? Fica delicioso!!! Acho até que poderia fazer hoje. Domingo é dia de bolo!!!

Massa de pão-de-ló:

4 ovos, separadas as claras das gemas
2 xícaras de açúcar cristal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 xícara de leite quente
1 colher de sopa de manteiga

Bate as claras em neve e depois adiciona as gemas, batendo muuuuuuuuuuuuuuuito. A massa fica com umas bolhinhas de ar.
Põe o açúcar peneirado e bate mais. Joga a farinha de trigo com o fermento e a partir daí se mexe com a colher de pau. Coloca dentro do leite, fervido e quentinho, a colherada de manteiga e quando esta estiver derretida, adiciona esta mistura à massa. Mexe tudo e leva ao forno o pão-de-ló dividido em duas formas redondas untadas e polvilhadas. A princípio, deixa o forno alto, já aquecido. Quando a massa crescer, abaixa o forno para terminar de assar em forno médio-baixo. Dizem que não pode abrir o forno para não encolher o bolo, mas eu tive que abrir para colocar o palito e ver se já estava pronto e nada de mal aconteceu ;)
Ao tirar do forno, diz na receita que não se pode colocar em lugar frio e não pode levar vento. Bem, lugar frio aqui em Recife está difícil, então esta exigência foi até fácil cumprir. Para não abusar da sorte, coloquei o bolo ao lado do microondas, onde não corre vento.

Recheio

1 lata de leite moça
1/2 vidrinho (dos pequenos) de leite de côco
2 latas de leite de vaca (medidas pela lata de leite moça)
2 colheres de sopa de maisena (dissolvidas no leite)
2 gemas

Mexe tudo e leva ao fogo baixo até ficar como uma papa grossa.
Ao esfriar, coloca no primeiro bolo, põe o outro em cima e cobre tudo. Parece até que tudo vai despencar e a cobertura vai escorrer, mas não. Tranqüilos. O bolo vai à geladeira e aí o recheio-cobertura fica mais consistente. É servido geladinho. Bom demais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários serão respondidos o mais rapidamente possível. Obrigada pela visita!