segunda-feira, 25 de julho de 2011

Macarrão a Carbonara


Esta receita é para quem está com a taxa de colesterol em dia.
Aos que estão no limite, o prato está liberado uma vez ao ano.
Para quem ultrapassou a linha, melhor se afastar deste post agora... a tentação é grande!

Semana passada eu preparei uma porção para mim e publiquei a foto no Facebook. Sucesso de comentários. Por isso, retomo meu bloguinho tantas vezes esquecido com esta receita facílima e deliciosa!

Como já sabem, não sou muito de medir quantidade quando não estou diante de um livro de receita com tudo medido e pesado. Mas no olhômetro dá pra gente ter uma idéia de quando está bom ou se falta um pouco mais de algum dos ingredientes.

Dizem que o segredo do carbonara é que o ovo batido vai por cima do macarrão bem quente, sem que chegue a cozinhar. Como tenho meu pé atrás com ovo cru, eu sempre dou uma mexidinha no fogo, só por desencargo de consciência.

Cozinhe em água fervente com uma pitada de sal e um fio de óleo, o macarrão de sua preferência (uso sempre lingüine). Esta é uma receita para uma pessoa.

Em um prato fundo, bata um ovo inteiro (eu sempre, sempre, para todas as receitas, tiro a pele da gema) e acrescente umas duas colheres de queijo parmesão. Pode adicionar também raspas de noz moscada e um pouquinho de pimenta do reino. Bata mais um bocado e reserve.

Numa panela, frite cubinhos de bacon (duas colheres de sopa, mais ou menos). Quando estiverem crocantes, coloque uma colher de sopa de manteiga e deixe derreter. Após escorrer o macarrão, coloque-o nesta panela com manteiga e bacon e misture mais. Jogue por cima a mistura de ovo, queijo e temperos e misture um pouco em fogo baixo. Você percebe que o ovo fica um ponto menos do que quando é frito e mexido.

Ao final, pode-se adicionar creme de leite e logo o retira do fogo.

Está pronto! Mas não conte ao seu cardiologista, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e comentários serão respondidos o mais rapidamente possível. Obrigada pela visita!